quinta-feira, 25 de março de 2010

NÃO SERÁ PRECISO PERGUNTAR




Tive uma tontura muito grande e fui-me deitar.Tenho estas tonturas desde a minha juventude.Pedem-me para parar.Descansar.Foi o que fiz.Antes,porém, fui à estante buscar um livro para me fazer companhia.Percorri a vista por vários títulos,não que a minha biblioteca seja extensa e por fim retirei "o Rei Lear".Já conheço a obra há muitos anos, quando ainda pela minha idade só estava a recolher sementes que o tempo iria fazer germinar no meu "eu" pessoal e cultural...Por isso,abri ao acaso.Na página vinte e cinco, Lear perguntava às filhas:- qual de vós me quer mais?
Não vejo que hoje essa pergunta seja pertinente.Já aprendemos a conhecer o amor através das suas manifestações concretas,não tanto das palavras belas e ternas que faz brotar da boca de todos.De cada um de nós.
O que me pareceu actual foi pensar no "dote" que oferecemos aos nossos filhos.Não falo do material,das propriedades,do dinheiro,dos bens.Que "dotes" fomos construindo enquanto junto de nós, partilharam a mesma casa, a mesma mesa, a mesma noite, a mesma companhia? Falamos-lhes de Justiça,Honestidade,Verdade,Coragem,Fé,Paciência,Compreensão?Levarão consigo quando partirem para a edificação de uma vida própria a certeza que são fruto de um acto de amor e que os Pais o serão sempre? Parece-me que perguntar se gostam de nós, se não lhes tivermos oferecido toda uma amizade profunda,inteira,sentida,dedicada ,obteremos o silêncio por resposta.Se com eles a tivermos vivido partilhado não será preciso perguntar.

3 comentários:

  1. É uma grande verdade, minha amiga!!! Os valores são ensinados aos nossos filhos com palavras, mas muito mais com os nossos exemplos. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Exemplos esses que os fazem repetir depois tudo aquilo que lhes ensinamos. Tudo, é necessário pensar nisso quando agimos. Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Com o passar dos anos,
    chegada a fase dita adulta da minha vida,
    mais e mais me dou conta do valor do que herdei,
    daqueles que de verdade sempre amei,
    Os meus pais...

    Adorei,do que eu não me lembro outros se lembram por mim...
    Obrigado por me fazer lembrar, beijinho.

    LF

    ResponderEliminar