quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Erudição




Erudição

Resultado do trabalho de Linguistas. Organização. Restruturação.Tudo feito com palavras.Há dias afirmei que as palavras têm poder.Ou nós damos-lhes  poder.A algumas.Outras são triviais.Pior ainda há as que são miseráveis.Todas arbitrárias.
Pensando melhor são a expressão  do tempo.Da História.A História conta-nos como os historiadores pensam que o Homem em sociedade tem pensado.Dizem que as suas conclusões científicas estão baseadas em documentos.Verdade.Mas os documentos verbais foram construídos com os códigos alfabético e numérico,seja este último Romano ou Árabe.Assim,aprecem os acontecimentos a e b segundo a visão de x ou y .Com todo o respeito pelo exaustivo trabalho de quem  os escreve .
Voltemos às palavras.Resiliência.Li ,recentemente,um livro que não só explicava pormenorizadamente o significado como apontava exemplos práticos e vividos de "resilientes."A resistência passou de moda.E é menos que o estoicismo.Mas não chega.Porque é passiva.Talvez.Os dias contados,um após outro,em ordem crescente ou decrescente, trazem cada vez mais ,mais complexas e novas dificuldades.Não se resumirá tudo à "crise".Pior.Muito do que nos rodeia é brutal.Com origem em bruto.Não como o simpático eufemismo usado pelos nossos jovens.Violento.Informe.Sabemos que não queremos perder a nossa identidade pessoal.Ao menos essa.Temos que "dar a volta por cima".Mesmo que doa.E pode doer muito.
Resiliência é isto.Uma palavra nova para uma necessidade intemporal.

Sem comentários:

Enviar um comentário