sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Afinal o que é a verdade?



O Império Romano,também,caiu!
Foi poderoso,extenso,influente,organizado.
Herodes, não era um nome, era um cargo.Pilatos  foi governador,cobrador de impostos.Estava directamente
dependente do Imperador.
Jesus,ensinava, pregando a sua doutrina de amor e perdão.O povo aplaudiu-O  primeiro,a mesma gente que O condenou ,de seguida.Por isso,foi mandado a Herodes para o julgar.Impotente e indeciso sobre a decisão a tomar reenviou-O a Pilatos,seu superior hierarquicamente.Que lavou as mãos sem que antes tivesse tivesse feito a pergunta:"o que é a verdade?"
Passaram 2014 anos ,quase 2015.A verdade comum,aquela mesquinha ,usada todos os dias, é vocábulo em vias de esquecimento.Ocorre-me a pergunta:-O que é a mentira?Talvez uma "estória "tola,perfeitamente vazia de significado,perceptível aos receptores.
Disse António Aleixo:
Para a mentira ser segura
e atingir profundidade
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.
A mentira enquanto puro falseamento não tem alma,não tem vida .É artifício. É fantasia.Reconhecida logo fica na nuvem escura da nossa memória.Minimiza o autor,apenas.Quando tem um pequeníssimo núcleo, este só pode ser verdadeiro.
Esta é uma questão do tempo que atravessamos.Não valerá a pena ouvir tantas afirmações,promessas e comentários.Bastará seleccionar alguns.Depois,analisá-los.Decompô-los. Facilmente se concluirá com alguma astúcia e habilidade o que vale a pena ficar e o que vale a pena esquecer.
Dos Gregos temos ideias,dos Romanos ruínas.

Sem comentários:

Enviar um comentário