domingo, 28 de setembro de 2014

Movimento e inércia


Movimento e inércia.Mas inércia não é imobilidade.Porque esta pode ter um colapso,dela pode acontecer um qualquer movimento.Tudo isto porque há dias sofri um pequeno acidente que me obrigou "a parar".Não tanto quanto deveria,tanto quanto o indispensável.Diz a sabedoria popular que "parar é morrer".Talvez aparentemente.Aqui reside o mistério da morte.Se a matéria física que somos se transforma não pode ficar estática.Se cremos que a vida continua,se nós continuamos nós,teremos outras capacidades desconhecidas.No espaço que nos foi dado,como no tempo,julgo que é importante aproveitá-los como e onde é possível.Nas férias de Verão(apetece-me tanto ir buscar um smile,eu que estou de férias vitalícias),comprei alguns livros.Livros são uma das minha paixões.Comprei-os em livrarias e em alfarrabistas.Abundavam as feiras e os ambulantes ,também.Uns verdadeiros,outros falsos que as livrarias têm que sobreviver à crise da não-Cultura.
E li:"Para o homem vulgar sentir é viver e pensar é saber viver.Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.(Fernando Pessoa).
Reflecti nas suas palavras.Na sua afirmação.
As palavras são comuns,usadas por todos nós.Penso que os génios buscam mais a simplicidade que a erudição.As suas ideias partem da vida e da sabedoria.Da observação.Da reflexão.
Não contrariando Pessoa,quem sou eu?sentir é viver.Pensar uma quase técnica para desembaraçar os" nós "dos momentos.Só sentir aperta mais e mais os" nós".
Afinal ,uma palavra ,começo de uma frase,pode ser o princípio e o fim de profundo pensamento.De muitos pensamentos.

1 comentário:

  1. Foram os livros, essa paixão comum que nos juntaram no espaço e tempo que tem sido a nossa vida ( a minha muito mais curta e inexperiente que a sua, Júlia) mas é sobretudo esta sua maneira de viver a vida e de a sentir ( que eu admiro tanto) que nos mantém juntas nesta rota. Porque só se vive sentindo. Beijinhos !

    ResponderEliminar